quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Romanos 1.1 “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apostolo, separado para o evangelho de Deus”

Neste versículo Paulo faz três declarações, veremos a primeira delas:


1 => Servo de Jesus Cristo. Vemos q o + importante em Paulo não era o seu conhecimento intelectual como doutor da lei judaica ou conhecedor da cultura grega, ele tinha o prazer de dizer quem ele era; servo de Jesus Cristo, para ele Jesus vinha em 1º lugar, ou seja, Ele era o principio e o fim, O tudo em todos, sem Ele, Paulo não era nada. Paulo tinha verdadeiro prazer de pronunciar o nome do Senho, em efesios nos 14 primeiros versículo ele cita 15 vezes o nome Jesus. Será que Jesus é o centro de nossas vidas? Temos prazer de falar sobre Ele? Ou melhor, Ele é o nosso Senhor?

2 => Paulo também usou esta expressão para se identificar como cristão, ou seja, ele apresentou-se como tendo Jesus como Senhor, veja o que ele diz em I Cor 6.19-20 somos templo do Espírito Santo... logo após ele diz “não sois de vos mesmo”.... Formos comprados por bom preço, isto é, somos servos, escravos de Jesus, ele tinha prazer tão intenso em Cristo que ele quer dizer sou Voluntário, Jesus é meu amo.

3 => Paulo também quis deixar claro que ele não escrevia como um individuo isolado + como servo do Senhor ele transmitia as verdades de Cristo para aquela igreja.

Que possamos seguir o exemplo deste homem de Deus, tendo Jesus Cristo, como nosso Senhor.

A segunda declaração é muito importante vamos observá-la:

1 => chamado para ser apostolo... Paulo através desta declaração faz-nos saber que o intelectual, doutor da lei judaica e conhecedor da cultura grega, é servo de Jesus Cristo e chamado para ser apostolo, isto quer dizer que ele não era somente servo + tinha uma chamada específica e especial pois ele é apostolo, esse argumento de Paulo para os irmãos de Roma é compreensível pois ele sofria muitos ataques de pessoas que questionava o seu apostolado.

Para entendermos essa palavra “Apostolo” é preciso buscar o verdadeiro significado dela. No dicionário esta palavra quer dizer simplesmente “Alguém que foi enviado” no entanto num sentido bíblico ela tem uma abrangência singular, vejamos alguns textos bíblicos Mt 10.1,2 encontramos aqui que só certos discípulo são tornaran-se apostolo, veja em Lc 6.12,13 por isso essa palavra tem uma conotação + ampla o significado desta palavra segundo os eruditos teológicos é: Alguém escolhido e enviado com uma missão como representante autorizado de quem o enviou. E Paulo tinha essa convicção, veremos + adiante isso.

Quais são as marcas e os sinais de um apostolo? Quais as suas qualificações e característica.

1 => Ele tinha que ser testemunha da ressurreição de Jesus Cristo At 1.15-20,21,22,23; I Cor 9.1; 15.3-11
2 => Ser chamado Mt 10.1,2; Lc 6.12,13 veremos isso + adiante.

3 => Alguém com autoridade e comissionado para operar milagres II Cor 12.12

4 => Os apostolo tinha autoridade e poder dado por Cristo para comunicar dons a outros, para definir doutrina e firmarem as pessoas na verdade, ele falava com autoridade vinda de Deus, afirmava que era representante de Cristo I Tss 2.13, ele tinha autoridade para edificar II Cor10.8: 13.10

Paulo tinha razão em dizer que era apostolo pois para ser apostolo a pessoa tinha que ser chamado e Paulo foi chamado, Gl 1.1,11-12,15: At 26.13-18 veja o que ele diz em Rm 11.13 veja o que Pedro diz de Paulo II Pd 3.15,16

Tantos nos tempos da igreja primitiva, muitos se diziam apostolo, hoje não é diferente + assim como eles enfrentaram essa heresia Ap 2.2 nos devemos repudiar pois o próprio Timotéo e Sóstenes não quiseram esse titulo para eles Cl 1.1: I Cor 1.1 penso que se houvesse esse oficio eles teriam recebido de Paulo + cessou nos 12 e devemos com muita alegria estar no que Paulo diz em Ef 2.11-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário