terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A TENTAÇÃO

Texto: Mateus 6.13 “e não nos conduza para a tentação”...

Signif. Indução para o mal.


O que não é tentação? Uma ocasião de testar a nossa força frente ao inimigo; assim a oração de Jesus não teria sentido.

O sintoma da tentação.

1º A minha força humana se volta contra mim.
2º A minha fé entra em crise.
3º Ficamos a vontade do inimigo.
4º Estamos abandonados por todos inclusive por Deus.
Sl 38.10 “Meu coração palpita, as forças me faltam; até a luz dos meus olhos se foi”.
Is 54.7 “Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta”.

Tentação no sentido bíblico é à hora mais escura na vida do cristão pos não é um teste para medir as nossas forças e sim a perda delas, e o inimigo ataca ferozmente.

O momento da tentação

É Deus quem determina o tempo. Ec 3.1-4,11
Deus permite o mal por um momento. Sl 30.5
Tudo acontece de surpresa, repentino. Sl 64.4; Ec 9.12

Será que Deus permite a tentação?

Sim, quem somos nós para questionar e discorda Dele, o próprio Jesus seu filho passou pela tentação, nós com certeza passaremos, mas com uma convicção podemos vencê-la através de Cristo, pois Ele foi vitorioso. Hb 4.15
Obs. Por que Cristo nos ensina a orar assim “não nos deixes cair em tentação...” só Ele sabe o que é verdadeiramente a tentação.

A bíblia relata duas historia sobre tentação; a de Adão. Gn 3.1-6 e a de Jesus Cristo. Mt 4.1-11

A tentação de Adão

Três coisas observamos no paraíso Gn 3.1-6

1º O tentador só se faz presente na inocência, pois aonde há culpa ele já conquistou , dominou.
2º Ele não mostra sua verdadeira aparência, mas se disfarça para nos enganar (Serpente).
3º Ele usa a palavra de Deus dando sua interpretação, isto é, fazendo uma eisegese, veja o que ele semeio v 1.
a duvida “é assim que Deus disse? vocês entenderam correto?” diante da fé abri-se o abismo da duvida.

Obs. Adão e Eva estavam sozinhos, indefeso, a vontade do inimigo. Havia uma saída? Sim, confiar na palavra de Deus e obedece-lo incondicionalmente. Gn 2.15-17. Mas o homem caiu a duvida e desobediência leva o homem à morte e ao pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário