terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A TENTAÇÃO PARTE II

A tentação de Jesus Cristo. “Então Jesus foi conduzido para deserto para ser tentado pelo diabo” Mt 4.1


É fundamental entendermos que Jesus Cristo ao se encarna estava envolvido em toda a condenação da humanidade e estava debaixo da pergunta “É assim que Deus disse” isto é compreensível, pois através da carne Ele haveria de vencer o inimigo que fez com que o homem perdesse a comunhão de Deus. No entanto Ele não tinha pecado. Hb 4.15


Há três aspectos na tentação de Cristo.

1 – Tentação na carne.
2 – Tentação no espiritual. (fé)
3 – Tentação no Senhorio.

Obs. Jesus foi conduzido para o deserto. Sing, árido, vazio, devastado, desolado. Is 35.1; 51.3; Sl 78.40; 102.6. Jesus estava sem amigo Deus o deixou sozinho, pois nem anjos tinha para o ajudar, foi a tentação mais cruel e terrível da face da terra, pois estava sobre Ele o futuro da humanidade.

Tentação na carne. Vers 3.

Aqui o inimigo tenta Jesus na fraqueza de sua carne humana, ele quer jogar sua divindade contra sua humanidade isto é a carne contra o espírito. Gl 5.16-17. O inimigo sabe que a carne tem medo do sofrimento, ora se Jesus sastifiserse o desejo da carne toda a humanidade estaria perdida, ela voltaria para o domínio do inimigo. Jesus se encontrou numa encruzilhada, o que fazer? Faça como Jesus use a palavra de Deus vers 4. Isto mostra que a carne tem que estar sob o poder da palavra de Deus, pois o próprio filho de Deus subjugou sua carne a palavra.

Tentação no espiritual (fé) vers 5,6

Aqui o inimigo vai de encontro a fé de Jesus em Deus e na palavra, pois ele usa a própria palavra para tentar a Jesus Sl 91.11,12, o maior perigo na vida de um crente salvo é ele não examinar as escrituras, pois podemos ser surpreendido como Jesus foi, no entanto Jesus entendeu a jogada do inimigo ele queria que Jesus coloca se a culpa em Deus se caso Ele se jogasse e sofre se um acidente grave, o que fazer? Jesus usou a palavra para corrigir a interpretação do inimigo. Ver 7.

Tentação no Senhorio. Vers 8,9

Agora o inimigo da ultima e mais terrível tentação o pecado contra o Espírito Santo isto é negar a Deus como Senhor, ele mostra a beleza e riqueza e entrega tudo a Jesus com uma condição abandonar a Deus e prostar-se aos seus joelhos e o adorar como senhor. Isto é muito difícil de renunciar, pois o homem caído busca poder riqueza e gloria Jesus já disse Mt 16.26, o que fazer? Use a palavra vers 10.

Jesus foi tentado na carne, na alma e no espírito, mas venceu a tentação se submetendo a palavra de Deus depois Ele foi fortalecido por Deus através dos seus anjos ver 11, podemos vencer também, pois o nosso sumo-sarcedote nos fará vencedor pela sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário