sábado, 14 de fevereiro de 2009

CARTA AOS ROMANOS

INTRODUÇÃO


A carta aos romanos é a primeira carta depois dos atos dos apóstolos, é interessante fazermos a seguinte pergunta; por que esta carta se encontra na primeira posição após o livro de atos? Será que ela esta nesta posição por ter sido a primeira carta escrita por Paulo? É certo que não, pois a primeira carta escrita por Paulo foi 1º aos tessalonicenses, então romanos estar ai por outro motivo, alguns dizem por ser a carta mais longa, mas isso não é relevante, pois não é justificável esse argumento. Acredito que esta posição é obra do Espírito Santo, pois Ele foi quem deu sabedoria e dirigiu a igreja primitiva na formação do cânon do novo testamento. Irmãos acredito que depois de termo conhecido a historia do nascimento, crescimento e propagação da igreja quis o Espírito Santo trazer ao nosso conhecimento que a igreja tinha que permanecer firmada num só fundamento, Jesus Cristo veja o que Paulo diz em I Cor 3.11 em romanos encontramos os mais profundo fundamentos doutrinário para uma vida Cristocentricas e gloria a Deus por ter usado Paulo para nos deixar esta carta tão singular.
Esta carta foi fundamental na historia da igreja primitiva vejamos alguns exemplos: a conversão de um dos maiores pais da igreja, Agostinho de Hipona ele era um professor renomado e muito brilhante no que ensinava vivia nos prazeres e orgias dos costumes daquela época um dia estava ele no jardim de sua casa muito aflito e com a alma em agonia de repente escuta uma voz de criança dizendo, “ tolle, lege” tome e leia, tome e leia, levantou-se foi para seus aposentos e leu no Livro em Rm 13.13 recebeu como verdade absoluta e se converteu ao evangelho de Jesus Cristo, tornou-se o mais renomado apologeta da igreja aponto de enfretar pelagio um dos mestre da igreja primitiva que pregava e propagava o que hoje conhecemos como o “pelagianismo” ele usou apenas a carta aos romanos e livrou a igreja desta heresia. Martinho Lutero foi outro que recebeu influencia desta carta que rompeu com o ensino da igreja romana pois ao ensinar aos seus aluno sobre romanos descobriu que é pela fé e somente pela fé que adquirirmos a salvação, e segundo ele romanos é a parte principal do novo testamento, é o mais glorioso e o mais puro evangelho e deve ser lido decorado e tido como alimento diário para a alma, é sobre esta carta que estaremos falando nesta noite.

Rm 1.1- 4 Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apostolo, separado para o evangelho de Deus, 2 o qual foi prometido por ele de antemão por meio dos seus profetas nas escrituras Sagradas, 3 acerca de seu Filho, que, como homem, era descendente de Davi, 4 e que mediante o Espírito de santidade foi declarado Filho de Deus com poder, pela sua ressurreição dentre os mortos: Jesus Cristo nosso Senhor.
Vamos nos deter no autor da carta. Quem era Paulo? Um judeu austero, fanático e nacionalista que odiava o Senhor Jesus Cristo e tudo que se relacionava a Ele, perseguidor e de certa forma participante da morte de muitos cristãos, pois mandava prender e açoitar a eles viu o Senhor ressurreto se converteu e tornou-se o maior dos apostolo. Vejamos alguns detalhes da vida de Paulo.
ð Ele era um homem dotado de incomum e excepcional habilidade natural, ele foi sem duvida um dos maiores celebro da igreja e do mundo.
ð Ele era judeu Fp 3.5 foi educado aos pés de Gamaliel um dos maiores especialista na lei e ensino judaico At 22.3 Paulo sempre tirou nota alta em suas provas pois ele diz que sobrepujou dos da maioria de sua idade Gl 1.14.
ð Ele era cidadão romano, nasceu em tarso At 21.39 ele era livre, ou seja, tinha tratamento especial pois como cidadão romano não podia ser tratado como escravo e ele afirma sou de nascimento At 22.27-29
ð Tarso, a principal cidade da cilícia na parte ocidental da Ásia Menor, Tarso era uma das três cidades em excelência cultural do Imperio romano e disputava com Atenas na Grécia e Alexandria no Egito
ð Por isso Paulo tinha uma formação cultural muito elevada ele conhecia os poeta gregos e podia cita-lo, ele conhecia as produções literárias dos filósofos grego e podia cita-la, sem sombra de duvida ele foi preparado por Deus para ser o apostolo de todos os tempos e existem dois (2) motivos para essa preparação.


1º Defender a fé cristã contra os judeus, ou seja, o judaísmo, ele trata disso em quase todas as suas cartas veja o que ele diz em Gl 2.11-14 Pedro foi repreendido por Paulo por um procedimento incorreto ele tinha medo dos judeus e de ser apontado pelo legalista de plantão então leva um puxão de orelha de Paulo, Paulo tinha autoridade pois ele conhecia o sistema judaico mais do que qualquer pessoa pois ele tinha sido mestre da lei e extremamente zeloso na tradição de seus pais Gl 1.14 depois de ele ter tido o encontro com Cristo e ter sido restaurado a sua visão, recebido o Espírito Santo, ele foi para a Arábia Gl 1.17 eu penso que ele meditou nas escritura e recebeu explicação de Jesus e do Espírito Santo, isto e, foi lhe revelado a Jesus e seu plano tanto para judeu como para os gentios, isto é, dentro do velho testamento, a prova disto é que nesta carta ele cita de forma segura muitas partes do velho testamento e trás sua explicação, talvez alguém esteja dizendo Jesus se revelou a Paulo outras vezes? Veja o que Paulo diz em At 26.15-16 por esse motivo ele tinha autoridade para refutar os judaizante que queria diminuir o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

2° Chamado para pregar aos gentios Rm 15.14-18 podemos entender que Deus preparou a Paulo para trazer luz aos gentios atravez da exposição das escrituras ele conhecia o comportamento e a cultura dos gentios e foi usado para trazer salvação, isto é, Deus o usou poderosamente para dizer que o evangelho é para todos, independente de raça, tribo, ou nação, por esse motivo é bom analisarmos pela bíblia quem foi o escritor aos romanos. Gl 1.11-24 2.1-20; Fp 3.1-21 4.1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário